RECEBE AS MINHAS NOVIDADES

Vou para a Universidade e agora?!

Olá, amigos e amigas,

Sei que ainda falta algum tempo, mas normalmente é por esta altura que os estudantes do 12ºano começam a pensar no seu futuro: exames, notas, média, universidade, curso, como vai ser e deixar de ser. Tendo eu passado por essa experiência e por ter tido a oportunidade de sair da minha zona de conforto, pois sou de São Miguel e estudo em Aveiro, resolvi criar este tópico no meu blogue para ajudar as pessoas que futuramente irão passar pelo mesmo.

Existe muitas dúvidas. Mas as que mais chateiam neste momento são os exames, as notas e as médias. Pois bem, então irei partilhar algumas dicas sobre isso mesmo.

1º Ter calma: eu sei, eu sei... é muito dificil manter a calma num momento tão importante para o nosso futuro. Mas acho que com calma, nós conseguimos ser muito mais racionais e pensar muito melhor. Antes de começares a estudar, bebe um chá de camomila ou até de tília. Relaxa! Pensa sempre que tudo vai correr bem se trabalhares para tal. Não vale a pena estares ansiosa/o. Vai acontecer querendo ou não querendo. Agora depende de ti lidares bem ou mal com isso. E claro que é muito melhor quando lidamos melhor com as coisas, por isso tem calma!

2º Estudar de forma correta: pois bem... Eis um grande problema. Deixar o telemóvel e as redes sociais de lado enquanto se estuda. Eu nunca fui muito boa a fazer isso, principalmente quando estou a estudar alguma coisa que "não gosto", mas acho que isto é fundamental. Entrega o teu telemóvel desligado (para não haver curiosos :p) aos teus pais e diz-lhes que só te podem entregar quando tiveres feito x do que tinhas planeado. Estuda durante 1h e faz um intervalo de 15 minutos. Passeia pela casa, pensa e interioriza o que estudaste durante aquele tempo e volta a sentar-te, relaxada/o e estuda mais uma hora. E estudar não é apenas copiar. Há pessoas que ao fazerem os resumos não estão a interiorizar nada e depois acabam de fazer os famosos resumos todos catitos e nunca mais olham para eles, por isso, vai interiorizando enquanto escreves. Cria mnemónicas para te ajudar a interiorizar a matéria. 

3º Organizar bem o tempo: estamos a chegar à Páscoa e basicamente são as tuas últimas férias antes dos exames. E que tal fazeres um calendário? Eu sempre gostei de fazer listas de coisas que tinha que cumprir naquele dia. Ou seja: "dia 29 de março - ler os apontamentos relativamente à matéria x e resolver 10 exercícios da respetiva matéria". Acho que a organização é super importante e ajuda a ter muita noção do tempo que falta. E não te esqueças de fazer desporto e de viver a tua vida normal, não é preciso ser um bicho de buraco, porque se preparares tudo com antecedência, tens tempo para tudo!

4º Alimenta-te, hidrata-te e descansa: para teres o cérebro a funcionar bem tens que te alimentar bem. Não faltes às refeições e mesmo que não tenhas apetite não deixes passar muito tempo entre as refeições. Come fruta, bebe água e legumes. E até um docito de vez em quando, mas não te afogues em bolachas nem em coisas doces enquanto estudas. Quando estiveres cansado/a, descansa. É importante ouvir o nosso corpo, mas não dês a mesma desculpa todos os dias. Olha que o tempo não volta atrás.

5º Interesse no estudo: se és daquelas pessoas que gosta de material escolar porque não comprar um caderno ou umas esferográficas novas para te dar vontade para estudar? Comigo sempre resultou. Eu gosto imenso de material escolar e então quando estava mais preguiçosa comprava uma coisinha nova e depois ficava cheia de vontade de utilizá-la. Mas com moderação, porque não vale a pena estares a perder muito tempo em trocar as canetas: vou escrever isto de vermelho e isto de verde e isto de amarelo, etc. Utiliza poucas cores e marcadores para sublinhar o mais importante. Assim, visualmente, também consegues memorizar melhor.

6º Livros para preparar o exame: se eles existem porque não aproveitar? Acho que ajudam bastante. Eu nunca gostei muito de biologia/geologia. Sempre achei super difícil e nunca consegui decorar bem as coisas, no entanto, consegui tirar positiva no exame e isso aconteceu com a ajuda do meu livro de preparar o exame. As coisas estão muito mais concisas! Afinal de contas são 4 livros resumidos num, não é verdade?! Aproveitem os exames disponíveis na internet e de x em x dias resolvam exames. Os exames são sempre muito "parecidos" e há sempre certas matérias que estão em todos os exames. Quantos mais resolveres, mais fácil será para ti perceberes qual a matéria que está sempre presente.

7º Ler como se fosse uma história e exercitar como se não houvesse amanhã: tal como eu disse anteriormente, eu sempre tive muita dificuldade em decorar certas coisas, então eu usava o meu livro na minha mesa de cabeceira e à noite antes de dormir, lia o livro como se fosse uma história. Conseguia decorar e resultava comigo. Isto para quem é de línguas, para quem é de ciências o meu grande concelho é resolver exercícios como se não houvesse amanhã. Não percas muito tempo nos resumos. Os exercícios são muito importantes!

8º Força de vontade e pensar no resultado final: concentra-te no que queres! Ninguém vai lutar pelos teus sonhos a não ser tu! E acredita que sabe muito bem ser recompensado pelo trabalho. Há sempre um azar, mas normalmente quem trabalha de verdade é sempre recompensado. E sabe mesmo bem!!

BOA SORTE PESSOAL! VAMOS MOSTRAR QUEM MANDA :)
Obrigada pela visita e espero ter ajudado,

Kiss kiss bang bang,
Marina


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário :)

Cantinho da Marineidji